Barra de Pesquisa
ENG POR

+55 43 3341-8713 | +55 43 3341-8737 | [email protected] | Rua Ernâni Lacerda de Athayde - Ed. Comercial Genéve - Gleba Fazenda Palhano - Londrina-PR

Blog

Tecnologia HB4 e a soja resistente à seca

21.06.2019 / Institucional / 0 Comentários

A empresa argentina Bioceres Crop Solutions conseguiu a aprovação para comercializar a soja tolerante à seca.
A comercialização já tem autorização na Argentina, mas ainda não pode-se semear até que a China, o maior comprador mundial desse grão dê a autorização. Isso poderia acontecer para o final do ano. No Brasil, enquanto isso, o produto não vai ao mercado até que a empresa obtenha o registro de variedades, o que poderia demorar por volta de dois anos.
No país vizinho a aprovação foi outorgada a empresa TMG (Tropical Melhoramiento & Genética) e a Verdeca, uma joint venture entre Arcadia Biosciences e Bioceres Crop Solutions Corp.
É nesse quadro que a permissão é dada para a tecnologia da empresa argentina. No Brasil, TMG e Verdeca desenvolveram uma associação para combinar o germoplasma da TMG com as tecnologias da Verdeca.


Na Argentina, a soja da Bioceres, cujo CEO é Federico Trucco, foi aprovada em 2015, mas como foi previamente mencionado aguarda autorização da China. Na última seca a presença desta tecnologia poderia ter evitado a perda de quase 5 milhões de toneladas de soja. Lembrando que o país teve uma perda de 20 milhões de toneladas.


Essa tecnologia inovadora vai permitir aos produtores de soja proteger rendimentos nos casos de estresse hídrico, afirma Martin Mariani Ventura, gerente geral de Verdeca.
No Brasil uns 34 milhões de hectares de soja são semeados. A soja tolerante a seca poderia ter evitado a perda de quase 5 milhões de toneladas na safra anterior. 

“A desregulação desta tecnologia no Brasil é outro passo importante para a comercialização bem sucedida da tecnologia HB4 (esse é o nome do gene de resistência à seca) na América do Sul”, adicionou Martin Mariani Ventura.


A soja com a tolerância a seca (HB4), no Brasil foi aprovada juntamente com a tolerância a herbicidas (glufosinato de amônio e tolerância ao glifosato).


Nos EUA a soja tem a permissão da Administração de Alimentos e Medicamentos, enquanto o Departamento de Agricultura (USDA) avalia propostas regulatórias.
A Bioceres Crop Solutions Corp anunciou que suas vendas dos últimos nove meses, finalizando em 31 de março passado, foram de US$110,7 milhões, uma melhora de 9% a respeito ao igual período de 2018. Além disso, o Ebitda ajustado para o mesmo período resultou de US$32,6 milhões, um incremento de 94% causado por uma maior margem bruta e despesas operacionais mais baixas.

 

Federico Trucco Fonte: LA NACION - Credito: Mauro V. Rizzi
24 de maio de 2019 • 10:53


Veja também

próximo
anterior

Comentários

Seja o primeiro a comentar!


Escrever Comentário

Siga a Rizobacter nas redes sociais