Barra de Pesquisa
ENG POR

+55 43 3341-8713 | +55 43 3341-8737 | [email protected] | Rua Ernâni Lacerda de Athayde - Ed. Comercial Genéve - Gleba Fazenda Palhano - Londrina-PR

Blog

Saiba tudo sobre as plantas daninhas na cultura da soja; acesse manual especializado da Embrapa

27.09.2017 / Notícias / 0 Comentários

Toda e qualquer planta que seja indesejada em determinado local é considerada uma planta daninha. Estas plantas competem diretamente com a cultura da soja, e é importante que o controle seja feito não somente na época em que as plantas invasoras estabelecem competição mas sim durante todo o ano, para que o controle seja mais efetivo no próximo cultivo. Com o trabalho permanente, o banco de sementes será controlado e a infestação de determinadas espécies invasoras também, o que facilita o manejo, aumenta a produtividade e o lucro final do produtor. 

As plantas daninhas competem, principalmente, por água, luz e nutrientes, interferindo diretamente na produtividade da cultura. Estima-se que a perda chega aos 15% quando há incidência de plantas daninhas na lavoura. O dano que estas plantas podem causar à cultura varia com o aumento da umidade dos grãos na colheita, depreciação de maquinários, aumento no banco de sementes do solo e resistência a produtos fitotóxicos.

Tendo em vista o poder de devastação que estas plantas influenciam na produção final da cultura, é muito importante que se saiba as principais plantas que se manifestam durante o período de permanência da cultura, a soja, no campo. Entender como cada tipo de planta funciona é essencial para se fazer a escolha correta de qual defensivo utilizar em determinada época. Sem conhecer os conceitos, o controle não terá sua total eficiência, afetando a safra e o produtor.

No Manual de Identificação de Plantas Daninhas na Cultura da Soja, disponibilizada pela Embrapa, são citadas as principais ervas daninhas que interferem nesta cultura, o que facilita o entendimento de ação de determinados produtos e auxilia no momento correto da tomada de decisão, o que leva o produtor a estabelecer o melhor manejo da safra levando em consideração a sustentabilidade.

Acesse o manual completo da Embrapa, pelo link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58161/1/Documentos-274.pdf


Veja também

próximo
anterior

Comentários

Seja o primeiro a comentar!


Escrever Comentário

Siga a Rizobacter nas redes sociais