Barra de Pesquisa
POR

+55 43 3341-8737 | contato@rizobacter.com | Rua Ernâni Lacerda de Athayde - Ed. Comercial Genéve - Gleba Fazenda Palhano - Londrina-PR

Blog

Censo Agropecuário está em andamento no Brasil e retrata realidade do setor no país

26.10.2017 / Notícias / 0 Comentários

Está em andamento no Brasil, desde o começo de outubro, o Censo Agropecuário 2017, o mais completo levantamento estatístico e territorial sobre a produção agropecuária do país. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está movendo mais de 18 mil recenseadores por todo o território nacional.

Logo na primeira semana, foram visitados quase 2 mil municípios brasileiros, com mais de 40 mil questionários respondidos. A expectativa é que, até o fim da pesquisa, em fevereiro do ano que vem, os profissionais do IBGE visitem todas as propriedades rurais do país, estimadas em cerca de 5,3 milhões.

O gerente técnico do Censo Agro, Antônio Florido, destaca a importância de o IBGE formar um bom relacionamento com os produtores agropecuários, uma vez que eles são os responsáveis por fornecer os dados para a construção de estatísticas adequadas e relevantes para a sociedade brasileira e o planejamento de políticas públicas.

“O dado não é do IBGE, e sim do informante. Quanto melhor a informação dada aos recenseadores, melhor será a estatística que vamos disponibilizar para a população como um todo. O IBGE não constrói dado, o IBGE constrói a estatística com base no dado fornecido pelo informante”, ressaltou Antônio Florido.

A coordenadora operacional de Censos, Maria Vilma Sales Garcia, afirma que as diferenças entre as regiões de um país continental como o Brasil são as maiores dificuldades no planejamento e na execução de uma pesquisa desta proporção.

“A diversidade regional é bastante complicada. É muito mais fácil entrevistar estabelecimentos da região Sudeste, como no Rio de Janeiro, em São Paulo. Visitar municípios do Amazonas, Pará, exige mais disponibilidade porque as formas de acesso são muito diferentes. No Norte, você precisa alugar barco, alugar avião, tem as áreas indígenas, as áreas em que há conflitos de terra. A dificuldade maior é a diversidade geográfica”, explica Maria Vilma.

O objetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa. O IBGE realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária.

O Censo, no entanto, é o único que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro. “O censo é uma fotografia, um corte no tempo, um marco histórico. Não fica velho nem desatualizado. Uma foto no censo se transforma em números”, destaca Florido.

 

*Matéria desenvolvida com informações do site do Censo Agro 2017 (https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/)

**A Rizobacter apoia a realização do Censo Agro e contribui com sua divulgação, em prol de uma agricultura cada vez melhor.


Veja também

próximo
anterior

Comentários

Seja o primeiro a comentar!


Escrever Comentário

Siga a Rizobacter nas redes sociais