Barra de Pesquisa
ENG POR

+55 43 3341-8713 | +55 43 3341-8737 | [email protected] | Rua Ernâni Lacerda de Athayde - Ed. Comercial Genéve - Gleba Fazenda Palhano - Londrina-PR

Blog

Agronomia: conheça atuação e o mercado da profissão que vai muito além da terra

20.11.2017 / Notícias / 0 Comentários

Candidatos de todo o Brasil realizaram nos dias 5 e 12 deste mês as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São muitas as carreiras pretendidas pelos alunos, e resolvemos pegar o ensejo para descrever a você um pouco sobre as principais atuações da área essencial da Rizobacter: a agronomia.

O agrônomo é o profissional que tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais. Ele cuida do planejamento, coordenação e execução de atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Além disso, acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição de alimentos.

No que diz respeito à criação de animais, é o responsável pela alimentação do rebanho, reprodução, saúde e abate. Ele ainda gerencia os processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal.

Perfil do agrônomo

O profissional formado em Agronomia deve gostar de estar em contato com animais e com o campo, uma vez que suas atividades ocorrem, em sua maioria, em zonas rurais. Flexibilidade, capacidade de adaptação e de resolver problemas são características importantes na profissão.

Um agrônomo precisa gostar de lidar com números e interpretar dados, ter interesse por áreas como Zoologia, Botânica, Biologia e Química, e deve querer sempre buscar novas informações para manter-se atualizado sobre as novas tecnologias e métodos aplicáveis ao agronegócio.

O mercado de trabalho

As possibilidades de atuação para um agrônomo são grandes, o mercado se mostra aquecido e com boa absorção dessa mão de obra. O Brasil é um grande produtor agropecuário, o que amplia ainda mais suas chances. E quem pensa que precisamos estar sempre com a mão na terra, sujando a botina, engana-se.

O formando em Agronomia pode atuar também em empresas públicas e privadas, como a Rizobacter. “Hoje muitos profissionais estão nos grandes centros, trabalhando com marketing ou comercial. Este é um conceito muito ultrapassado sobre a profissão”, afirmou o professor da Universidade Federal de Lavras (MG) Renzo Garcia Vonpinho, para a Revista Globo Rural.

No entanto, ele salienta que a competição está grande, e é importante que o profissional se destaque no mercado. “Agrônomos já precisam ter domínio de língua estrangeira. Mestrado e pós-graduação também são bem-vindos. Empreendedorismo e inovação também fazem parte do currículo ideal”, declarou o professor.

Agrônomos na Rizobacter

A Rizobacter do Brasil conta com 20 engenheiros-agrônomos que se distribuem nos cargos de gerente-geral, gerente de vendas, responsáveis de produtos, responsável técnico, marketing, além dos representantes técnicos de vendas (RTVs). Para conhecer um pouco mais de nossa equipe, acesse: http://www.rizobacter.com.br/nossa-equipe

 

Fontes:

http://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/agronomia/

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/profissoes-do-agronegocio-agronomia.html


Veja também

próximo
anterior

Comentários

Seja o primeiro a comentar!


Escrever Comentário

Siga a Rizobacter nas redes sociais